quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Caverna da Jabuticaba

           Entrada da caverna

           Saindo de Brasília pela BR-020, passando pela cidade de Formosa-GO, e percorrendo um pouco mais chegamos ao Distrito de Bezerra, onde entrando-se à direita na estrada GO-468 e percorrendo 10 km de estrada asfaltada chega-se à mineradora Santana, que extrai calcário e brita. É nesta área que se encontra a caverna. Todo o percurso, até este ponto, tem aproximadamente 116 km.
         Após uma trilha de 30 minutos pelo cerrado, com grau de dificuldade fácil, chega-se à entrada da caverna. Ela tem 1.674 m de extensão, segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia. Possui vários salões, um deles com aproximadamente 12 metros de altura, e tamém locais nos quais é necessário passar só com a cabeça de fora, entre a água e o teto da caverna, ou até mesmo fazer um pequeno mergulho para passar para outro ambiente, devido à altura da água atingir o teto da passagem. A maior parte do percurso é feita andando dentro d'água, várias vezes temos que nadar devido à profundidade. No fim da caverna a única forma de sair é pular um barranco de cerca de 6 metros de altura e cair dentro de um lago de cor verde claro e águas transparentes, pois não tem como descer o barranco escalando.
          É aconselhável não visitar a  caverna em período de chuva, devido à possibilidade de se formarem trombas d'água que podem atingir o rio que percorre a caverna, não dando possibilidade de fuga. No salão mais alto, de mais ou menos 12 metros de altura, existe um grande tronco de árvore preso ao teto, o que demonstra o quanto alto o nível da água chegou.
          Uma opção interessante é conhecer parte da caverna, cerca de 1/3 da extensão, voltar e fazer um percurso externo à caverna, de 35 minutos de caminhada, até o lago no fim da caverna.
           A visitação ao local só é feita nos finais de semana, para não interferir nas atividades da mineradora.

Saída no final da caverna.

 Outra vista da saída da caverna.







segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cachoeira do Indaiá



           Na região próxima a Formosa-GO, temos a microbacia do Rio Itiquira ( palavra de origem tupi – y-tykyra – que significa água vertente, água em abundância, o minadouro). No curso deste rio existem várias quedas d’água com alturas variadas, a cachoeira do Indaiá com 15 metros de altura, a cachoeira Véu de noiva com 30 metros,algumas cachoeirinhas e o Salto de Itiquira com 168 metros de altura, uma das maiores cachoeiras da América Latina.
           A cachoeira do Indaiá recebeu este nome, devido a grande presença no local da palmeira de nome Indaiá, nome este, também dado à fazenda na qual está localizada. Devido a abundância de água no subsolo da localidade e a exploração comercial nesta fazenda,  era engarrafada no local a água mineral da fonte Oásis, mas esta atividade foi suspensa. A fazenda mudou de nome para CITATES - Cahoeira do Itiquira, Agroturismo Ecológico e Show.
           O trecho entre a cachoeira do Indaiá e o início do Salto de Itiquira, constitui uma trilha que acompanha o trajeto do rio. Seu percurso é de aproximadamente 50 minutos, tendo como cenário pequenas quedas d’agua, morros, paredões, a cachoeira Véu de Noiva, mata de galeria e, finalizando a trilha, o mirante da cachoeira de Itiquira, com bela vista panorâmica do Vale do Paranã.

Outra vista da Cachoeira do Indaiá.

Cachoeira Véu de Noiva, ao fundo.
Trecho da trilha entre a Cachoeira Véu de Noiva e o Salto do Itiquira.

domingo, 17 de outubro de 2010

"Encare seus medos, viva seus sonhos!"

         O Turismo de Aventura possui uma diversidade muito grande de atividades. Desde a contemplação de um atrativo natural até o paraquedismo. O interessante é que todos os eventos são realizados com total segurança, o que varia é o  quanto de emoção você está disposto a curtir. As atividades são praticadas para buscar momentos de emoções significativas, que refletem o quanto é prazeroso viver, independentemente de quanta adrenalina esteja presente no momento.
         Aventurar-se significa imprevisto, correr risco, acaso. Estes termos para mim sugerem a idéia de estar exposto a algo novo, diferente, fora do comum e isto é o que torna interessante, gratificante, emocionante o turismo de aventura. É você experimentar momentos especiais em sua vida.
           Apreciando a paisagem na Chapada Imperial:

         Rapel na cachoeira, Chapada Imperial:


sábado, 16 de outubro de 2010

Saindo da cidade...

       Como é bom estar em contato com a natureza, poder absorver sua energia, contemplar suas belezas, buscar tranquilidade e paz interior, admirar o nascer ou pôr-do-sol, observar o céu estrelado... São momentos que acalentam a alma e rejuvesnecem o espírito.
        Nada melhor do que dar um tempo, sair da rotina da cidade, de muito trabalho e responsabilidades, engarrafamentos, estresse. Então, que tal fugir e curtir uma experiência diferente, sem compromissos formais, relaxando num lugar cheio de ar puro, barulho de cachoeira e aves. Entretenimento saudável, uma dia de lazer para dar uma pausa no dia-a-dia! Muitas pessoas falam, quando terminam um passeio: "Não dá vontade de voltar pra casa..."
         Vejam as fotos de um passeio à Caverna Jabuticaba e entendam por quê!

Apresentação

     Pratico turismo de aventura e conheci vários lugares que, além de muito bonitos, são favoráveis à estas atividades no Entorno do Distrito Federal, mas que são pouco conhecidos e visitados pelos moradores da região. São lugares de notável beleza, próximos a Brasília, que por preços acessíveis permitem conhecer cachoeiras, cavernas, penhascos, lagoas e ainda fazer trilhas e praticar esportes como o rapel em locais onde a natureza se encontra bem preservada. Muitos são, também, locais históricos, por onde passaram os bandeirantes, a Coluna Prestes, a Missão Cruls e a Comissão Polli.
     O objetivo deste blog é compartilhar e apresentar, em cada postagem, um destes lugares que proporcionam, além da beleza natural, momentos de aventura e lazer memoráveis, para todos que gostam do contato com a natureza e  de se aventurar com segurança!