sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Poço Azul - Formosa/GO



Localizado a 136 km de Brasília-DF e 34 km do Distrito de Bezerra/Formosa-GO, encontramos um atrativo natural muito bonito, surpreendente e impressionante. Você sai da estrada de terra, caminha dentro de uma pequena mata por aproximadamente 150 metros, observando o verde, e de repente avista um pequeno lago azul, com água transparente, límpida, cristalina.
Apesar da água ser muito transparente e ser possível observar o fundo esbranquiçado, a cor do lago é azul. O lago possui uma extensão aproximada de 15 x 10 metros, profundidade de cerca de 7 metros. A temperatura da água, em comparação com as das cachoeiras, não é tão fria. Ao se fazer um mergulho livre, com uso de máscara e snorkel, observa-se pequenas plantas no fundo, muitos peixes pequenos, raízes de árvores e detalhes do fundo. É muito bacana.

 

O lago é resultado do afloramento das águas do lençol freático à superfície e que dá origem a nascente do Rio Salobinho, que mais para frente se encontra com o Rio Bonito e este mais adiante se encontra com o Rio Urucuia, afluente do Rio São Francisco.





quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Chapada Imperial - Brazlândia, DF

   Para iniciar um novo ano conhecendo um belo local para aventuras!


 

A Chapada Imperial está localizada em uma área muito especial do Distrito Federal quanto aos aspectos geológico, geográfico, hidrográfico, fauna, flora e história regional. Situada na Chapada da Contagem, a qual tem parte da sua área pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa. Ela foi criada em 1988 e abrange uma área de cerca de 46.000 hectares, sendo limitada ao norte e oeste pelo Estado de Goiás, a leste pela DF 150 e ribeirão da Contagem e ao sul pela APA do Descoberto e Parque Nacional de Brasília.
O nome “Chapada da Contagem” surgiu de um posto de arrecadação fiscal, chamado Contagem de Três Barras, pelo qual passava o ouro extraído em Pirenópolis-GO e Niquelândia-GO que era transportado para o litoral da Bahia. O trajeto passava pelo local onde hoje está situado o Parque Nacional de Brasília.
 

 A Chapada Imperial é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) sendo preservada desde 1986. Possui cerca de 4.800 hectares e é a maior área particular preservada do DF. Nela se localiza o ponto mais alto do DF, com 1.342 metros acima do nível do mar. O Ribeirão Dois Irmãos nasce no interior da propriedade e percorre cerca de 10 kilômetros num desnível de 400 metros, formando muitas cachoeiras de diversas alturas e várias piscinas com águas cristalinas bem sugestivas ao banho. Às suas margens, temos um percurso muito bonito e diversificado em paisagens como pequenas veredas, trechos de cerrado, matas de galeria e vistas panorâmicas do cerrado, propiciando trilha curta com 1,3 km e cerca de 30 metros de desnível; trilha média, com grau de dificuldade moderada e percurso de aproximadamente 3 km com desnível de 200 metros; trilha longa com caminhada de 4 km com desnível de 400 metros, grau de dificuldade moderada. O local é favorável à prática de rapel. Possui, também, circuito de arborismo.
A reserva é parceira do IBAMA, recebendo e possibilitando a readaptação de animais apreendidos, para posterior soltura na propriedade. Muitos animais podem ser observados, tanto em condição de readaptação como em seu habitat natural. Desenvolve, ainda, vários projetos relevantes como: Bicho Livre, Banheiro Verde, Inclusão Social e presença de educação ambiental nas atividades desenvolvidas.