sexta-feira, 6 de maio de 2011

SALTO DO ITIQUIRA


                       O nome Itiquira é de origem tupi e significa água vertente, água em abundância, o minadouro. Segundo Botelho(2004) existem cerca de 36 nascentes de água que formam o Rio Itiquira, o qual após formar outras belas cachoeiras como a do Indaiá (com cerca de 15m) e a Véu de Noiva (com cerca de 30m), forma o Salto do Itiquira com 168 metros.
chegando ao parque
                        O salto situa-se dentro do Parque Municipal do Itiquira, no município de Formosa-GO. A área do parque é de 10 alqueires, e está localizado no Vale do Paraná. Foi criado em 16 de setembro de 1981.

                       O parque possui boa estrutura. Antes da entrada, há estacionamento, restaurante/lanchonete e banheiros. O caminho até o Salto é calçado com pedras. Durante a caminhada,       cruzando o rio, existem pontes de madeira e de metal. Existem locais para banho, bancos para repouso, banheiros.


                       Tem um mirante no alto da cachoeira, no início da queda d`água. Dele se tem uma vista panorâmica muito bonita do Vale do Paraná, e visualização de toda a queda d`água. Para se chegar ao mirante, existem duas opções. A primeira, uma trilha pela cachoeira do Indaiá, com percurso de cerca de 1h40min de caminhada. A segunda é a trilha com início no interior do parque, com percurso de cerca de 50 min de caminhada em terreno íngreme.
Vista do Vale Paranã
Vista do Alto do Salto Itiquira
                        O Salto do Itiquira está a aproximadamente 115 km da Rodoviária do Plano Piloto (Brasília –DF) e a 32 km da cidade de Formosa.  Para acesso à cachoeira é cobrada taxa de entrada.

Cachoeira secundária, após o Salto
                     http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_do_Itiquira
                     brasilchannel.com.br