quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Caverna da Jabuticaba

           Entrada da caverna

           Saindo de Brasília pela BR-020, passando pela cidade de Formosa-GO, e percorrendo um pouco mais chegamos ao Distrito de Bezerra, onde entrando-se à direita na estrada GO-468 e percorrendo 10 km de estrada asfaltada chega-se à mineradora Santana, que extrai calcário e brita. É nesta área que se encontra a caverna. Todo o percurso, até este ponto, tem aproximadamente 116 km.
         Após uma trilha de 30 minutos pelo cerrado, com grau de dificuldade fácil, chega-se à entrada da caverna. Ela tem 1.674 m de extensão, segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia. Possui vários salões, um deles com aproximadamente 12 metros de altura, e tamém locais nos quais é necessário passar só com a cabeça de fora, entre a água e o teto da caverna, ou até mesmo fazer um pequeno mergulho para passar para outro ambiente, devido à altura da água atingir o teto da passagem. A maior parte do percurso é feita andando dentro d'água, várias vezes temos que nadar devido à profundidade. No fim da caverna a única forma de sair é pular um barranco de cerca de 6 metros de altura e cair dentro de um lago de cor verde claro e águas transparentes, pois não tem como descer o barranco escalando.
          É aconselhável não visitar a  caverna em período de chuva, devido à possibilidade de se formarem trombas d'água que podem atingir o rio que percorre a caverna, não dando possibilidade de fuga. No salão mais alto, de mais ou menos 12 metros de altura, existe um grande tronco de árvore preso ao teto, o que demonstra o quanto alto o nível da água chegou.
          Uma opção interessante é conhecer parte da caverna, cerca de 1/3 da extensão, voltar e fazer um percurso externo à caverna, de 35 minutos de caminhada, até o lago no fim da caverna.
           A visitação ao local só é feita nos finais de semana, para não interferir nas atividades da mineradora.

Saída no final da caverna.

 Outra vista da saída da caverna.







Nenhum comentário:

Postar um comentário