quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Buraco das Araras

 
O Buraco das Araras está localizado a 110 km de Brasília-DF e a 35 km da cidade de Formosa-GO. Esta cratera surgiu do desabamento do teto de uma grande gruta, devido a ação da água sobre o terreno de calcário, dissolvendo os seus componentes no decorrer do tempo. Este tipo de cratera recebe o nome de DOLINA (do eslovaco, pequeno vale; é uma depressão no solo característica de relevos cársticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície; quando causada por desmoronamento de cavernas, são chamadas dolinas de colapso), tendo esta a peculiaridade de ser de formação quartizítica, sendo uma das maiores deste tipo no Brasil e a segunda no centro-oeste.

 
No interior da cratera existe uma pequena mata densa e úmida, com trilha que conduz a uma grande abertura na estrutura rochosa e que forma um gigantesco salão com grande declividade do terreno. Ao final desta declividade tem um pequeno buraco, com passagem para apenas uma pessoa, que dá acesso a uma pequena caverna de aproximadamente 35m a qual termina em um pequeno lago de águas bem transparentes e fria.

É conhecido como Buraco das Araras, pois há algum tempo existiam araras que habitavam no local. Atualmente existem maritacas, periquitos e um grupo de cerca de cinco macacos que utilizam o local para dormir e ao amanhecer saem.
A cratera é um excelente local para a prática de rapel, devido a profundidade de cerca de setenta metros, dos quais, dependendo do local de descida, quinze metros são positivos (em contato com a rocha) e cinquenta e cinco são de negativa (sem contato com a rocha). A volta a superfície é por uma trilha ascendente bem irregular, que requer atenção, precaução e medidas de segurança (uso de EPI e EPC).

É de bom senso visitar o atrativo turístico acompanhado de uma equipe que tenha capacitação técnica, treinamento e experiência, para poder usufruir das atividades que o local proporciona como: rapel, pequena trilha, espeleologia, pequeno mergulho livre.
O local é muito bom para curtir uma aventura junto a natureza, sempre lembrando que  colocar-se em perigo não é o mesmo que se aventurar.


Um comentário:

  1. Uma das aventuras mais completas, na minha opinião. E foi o local o qual mais visitei!

    ResponderExcluir