quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CACHOEIRA TORORÓ


            A palavra Itororó ou Tororó significa, em tupi-guarani, enxurrada, jorro d’água, pequena cachoeira. A Cachoeira Tororó é formada pelo curso d’água do Córrego Caxeta.
            A trilha que conduz até a queda d’água possui certos trechos em que o terreno é pedregoso, mas existem partes de uma velha escadaria nestes locais, facilitando a subida. Pode ser um pouco cansativo, apesar do percurso ser pequeno, com cerca de 25 minutos de caminhada. Parte da caminhada é realizada dentro da mata de galeria acompanhando o Córrego Caxeta. Como o caminho é bem batido, é fácil e agradável de andar.

 
            A cachoeira está situada em uma depressão entre dois pequenos morros e sobre um paredão rochoso. Tem aproximadamente 18 metros de altura. Suas águas não são tão límpidas e cristalinas como algumas cachoeiras do Entorno do DF, mas são limpas e favoráveis ao banho. Embaixo da cachoeira tem um pequeno local para banho, com leito pedregoso e não é fundo.


            O local é uma boa opção para praticar rapel, podendo descer no paredão rochoso ou na cachoeira. Existem parafusos para fixação de chapeletas para ancoragem. Pode ser realizado também tirolesa.
            A distância da rodoviária do plano piloto até a Cachoeira Tororó é de 28 km. O acesso é pela propriedade particular Santa Mônica Construções Civis Ltda., conforme placas existentes no local.

 
Entrada, pela DF 140

4 comentários:

  1. Ótima descrição! Quem já esteve lá, vai concordar. E para os que não conhecem, vale a pena conferir!
    Wanda

    ResponderExcluir
  2. Eu considero a descida mais difícil do roteiro dos Calangos!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu blog, Paulo.
    Tem como mandar as fotos que vcs tiraram do curso?
    Grande abraço, Yasmine.(kalangacerrado@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir