domingo, 16 de janeiro de 2011

GRUTA DAS ANDORINHAS



A Gruta das Andorinhas está localizada a cerca de 130 km de Brasília-DF, considerando como ponto de partida a Rodoviária do Plano Piloto, e a 37 km da cidade de Formosa-GO. Está próxima ao Buraco das Araras, distante deste cerca de 2 km. Desde meados de novembro de 2010 o acesso a este atrativo, pelo mesmo caminho que conduz ao Buraco das Araras, estava suspenso pelo proprietário de uma das fazendas. Então, o acesso agora utilizado é contornando o Hotel Fazenda Araras, com acesso pelo caminho que vai também para o Lajedo, via fazenda Bambuzal. Do ponto onde se deixam os carros na fazenda até a gruta percorre-se aproximadamente 10 min. caminhando.


  Esta cratera surgiu do afundamento do teto de uma grande gruta, devido a ação da água sobre o terreno de calcário, dissolvendo os seus componentes no decorrer do tempo. Esta dolina é semelhante a do Buraco das Araras quanto a origem e formação geológica, mas apresenta algumas características próprias como abertura menor, forma bem circular, com presença de uma pequena mata ao seu redor e situada sobre um pequeno morro. É um local muito bom para prática de rapel. Possui aproximadamente 70 metros de profundidade, com cerca de 10 metros positivos e o restante em negativa. No fundo tem muitas pedras como se formasse uma escadaria, a lagoa não é confinada e tem o dobro do tamanho da lagoa do buraco das araras.
O nome de Andorinhas é devido à grande quantidade deste pássaro que vive no interior da formação, onde existe a presença de muitas árvores. A descida para a gruta é bem inclinada, com presença de muitas pedras escorregadias.

 No caminho para o local existe um muro de pedra que contrasta com o verde, sendo algo bem interessante. Este muro era utilizado para fazer a demarcação das propriedades.

Para visitar o local, a sugestão é que a visita seja feita no período de seca, para evitar os atoleiros que se formam no período das chuvas mais intensas, impedindo a passagem de carros pequenos. E, em qualquer período, evitar ir sozinho, como medida de segurança.
           

3 comentários:

  1. Muito bom! Dá vontade de ir lá!

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo. Só dá pra descer de rapel? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Iron Man 2 solo titanium razor - Kitchen Arts
    Iron titanium septum ring Man 2 solo titanium razor. I've been titanium sunglasses playing titanium hoop earrings Iron trekz titanium Man 2 game a lot lately does titanium set off metal detectors and have already experienced this kind of success and experience. I

    ResponderExcluir